Viveiro CRAD

15 viveiro cradO Viveiro do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) tem por objetivo produzir mudas de espécies florestais nativas do bioma cerrado para fins de recuperação de áreas degradadas. Com capacidade de produtiva de aproximadamente 15.000 mudas anuais contamos com apoio e dedicação de 20 pessoas dentre estagiários de graduação, técnicos e funcionários que realizam atividades de rotina.Dentre as atividades, encontra-se desde a escolha de matrizes em campo, coleta e beneficiamento de frutos e sementes, preparação do substrato, plantio, irrigação e manutenção das mudas.

18 viveiro cradA estrutura do viveiro é composta de escritório, onde está concentrada a organização de atividades; galpão, onde são realizadas atividades de beneficiamento de frutos e sementes, mistura de substrato e enchimento de sacos; almoxarifado, onde são guardados todos os materiais utilizados; área de canteiros, onde estão as mudas; e ripado, onde são produzidas mudas em tubetes. O substrato das mudas é composto de proporções de terra, areia, NPK, calcário e adubo diferenciados para espécies de cerrado e de mata. O adubo é fabricado no próprio viveiro em um sistema de compostagem.

02 viveiro cradO viveiro proporciona aprendizado tanto nas atividades desenvolvidas, como também estimula a observação da dinâmica de distribuição das espécies do cerrado, suas relações e peculiaridades estimulando a conservação do bioma.